É dever da escola, garantir aos alunos, conhecimentos necessários para que possam atuar ativamente na sociedade com igualdade de condições, independente de quaisquer aspectos (físico, étnico ou social). Com os avanços tecnológicos, houve a necessidade de a escola mudar certos conceitos em relação à aprendizagem e buscar recursos
que atribuam aos alunos do ensino público as mesmas condições dos alunos do ensino privado. Nesse contexto, apresento a seguir o trabalho realizado no Laboratório de informática da Escola Estadual Padre Antonio Pinto, em Barra do Piraí, onde leciono, que só foi possível a partir do Programa PROINFO.
O Laboratório é equipado com 10 computadores. Os alunos frequentam o laboratório uma vez por semana de 12:00 as 13:30, sempre monitorados pela professora ou pelo “suporte técnico”. As aulas são planejadas respeitando o currículo escolar, de acordo com a necessidade da turma e sempre com o objetivo de diversificar as trocas de conhecimentos num ambiente colaborativo.
Defini com a turma, que antes de qualquer atividade, será realizada uma pesquisa. As pesquisas podem estar relacionadas aos conteúdos trabalhados em sala, ou podem ser curiosidades pessoais do aluno. Após a pesquisa, são realizadas atividades com softwares educativos. Os jogos mais utilizados são os de raciocínio, os de lógica, de estratégias, e os que desenvolvem a concentração, que por sinal tem apresentado excelentes resultados em sala de aula.
Vejam alguns softwares que utilizei com a minha turma:

O Laboratório é equipado com 10 computadores. Os alunos frequentam o laboratório uma vez por semana de 12:00 as 13:30, sempre monitorados pela professora ou pelo “suporte técnico”. As aulas são planejadas respeitando o currículo escolar, de acordo com a necessidade da turma e sempre com o objetivo de diversificar as trocas de conhecimentos num ambiente colaborativo.
Defini com a turma, que antes de qualquer atividade, será realizada uma pesquisa. As pesquisas podem estar relacionadas aos conteúdos trabalhados em sala, ou podem ser curiosidades pessoais do aluno. Após a pesquisa, são realizadas atividades com softwares educativos. Os jogos mais utilizados são os de raciocínio, os de lógica, de estratégias, e os que desenvolvem a concentração, que por sinal tem apresentado excelentes resultados em sala de aula.
Vejam alguns softwares que utilizei com a minha turma:
• Jogo do sapo (www.joguegratis.com.br/jogos-de-raciocinio/jogo-do-sapo/)
• Travessia do rio (www.aulavaga.com.br/jogos/raciocinio/travessia-do-rio/ )
• Sudoku ( http://sudoku.net.br/)
• Roda a roda (http://papajogos.uol.com.br/humor/Roda_a_Roda_258.html)
• 3 Lines (http://www.jogosjogos.com/jogar-jogo/3lines.html)
• Jogo da velha ( http://blog.cresce.net/blog/subindonavida/ )

Em alguns jogos, a princípio as crianças tentam encontrar a solução individualmente. O desafio é bem legal porque eles ficam querendo se superar a cada atividade. Porém, quando não conseguem, um colega o auxilia. Essa interação com o outro é muito importante, pois desenvolve, entre outras habilidades, o senso de equipe.
• Travessia do rio (www.aulavaga.com.br/jogos/raciocinio/travessia-do-rio/ )
• Sudoku ( http://sudoku.net.br/)
• Roda a roda (http://papajogos.uol.com.br/humor/Roda_a_Roda_258.html)
• 3 Lines (http://www.jogosjogos.com/jogar-jogo/3lines.html)
• Jogo da velha ( http://blog.cresce.net/blog/subindonavida/ )

Em alguns jogos, a princípio as crianças tentam encontrar a solução individualmente. O desafio é bem legal porque eles ficam querendo se superar a cada atividade. Porém, quando não conseguem, um colega o auxilia. Essa interação com o outro é muito importante, pois desenvolve, entre outras habilidades, o senso de equipe.
Relatos de alguns alunos do 4º ano EF em relação ao Laboratório de informática:
“ O laboratório é importante porque eu aprendo mais a matemática” (Wesley)
“ Eu gosto da aula de informática porque a gente desenvolve mais...a gente aprende o que ainda não sabe” ( Oséias )
“ Eu acho interessante as pesquisas que a gente faz” (Adriano)
“Eu gostei de pesquisar sobre o Sistema Solar” (Danilo)
“ A Ana Carolina não conseguiu atravessar o rio e eu ajudei ela” (Thainá)
“ O Sudoku é muito fácil! Eu acertei duas vezes e ainda ajudei o Oséias”( Danúbia)
Esse trabalho desenvolve a interação e a criatividade. As atividades desenvolvidas na internet possibilita a participação democrática dos alunos em relação as ações que estes tomam num contexto de jogo. As propostas foram realizadas dentro dos conteúdos programados.
ResponderExcluirTânia.
Cleide,foi muito bom conhecer um pouco do seu trabalho.Penso que não basta a escola participar de um projeto como o Proinfo e apenas possuir um laboratório de informática, é necessário um trabalho direcionado,voltado para utilizar os recursos da Inf. na Educação da melhor forma possível.Conforme demonstrado pela notícia, esses recursos estão sendo bem utilizados nessa escola, pois visam a interação e construção do conhecimento de seus alunos. Nessa perspectiva,a sua mediação como educadora ,muito bem fundamentada, tem sido primordial para o sucesso e aprimoramento desse projeto.
ResponderExcluirElaine
Cleide, é lindo ler a fala das crianças sobre a importância da informática em sua educação. Permitir o acesso deles na era digital, é oportunizar inclusão social, é torná-los cidadãos.
ResponderExcluirParabéns!!!
Um abraço!
Simone
Cleide,foi muito bom o seu trabalho.
ResponderExcluirComo educadora sei o quanto é importante para nossas crianças esse conhecimentos,visto que trata de ,em sua maioria, crianças com dificuldades das mais variadas social e cognitiva. Sei que não basta a escola participar de um projeto como o Proinfo e apenas possuir um laboratório de informática, é necessário um trabalho direcionado,voltado para utilizar os recursos da Inf. na Educação da melhor forma possível.E tendo consciência disso,sei que só aprimora nosso fazer pedagógico.